Arrume sua saúde!

05/12/2019
Melhor qualidade do ar interior tem resultados positivos sobre a saúde.

De Maia Dolphin-Krute, Conselheira de Saúde Voluntária, Cambridge Health Alliance

A primavera chegou! Esta época do ano é um momento perfeito para pararmos e aproveitarmos o ar livre e as lindas flores desabrochando, como tulipas e narcisos. É um momento de entusiasmo e bem-vindo alívio dos meses mais frios, mas também significa que precisamos pensar em começar nosso trabalho de limpeza da primavera...uma tarefa temida por muitos. Porém, para as pessoas com mais idade, esta tarefa traz benefícios à saúde especialmente importantes.

Limpar o interior da residência pode melhorar consideravelmente a qualidade do ar interior. Cada vez mais, pesquisas mostram que o ar interior pode afetar a saúde geral igualmente, senão mais, que a poluição externa. A má qualidade do ar pode causar irritação nos olhos ou na garganta e piorar problemas de saúde já existentes, como a asma. Pessoas mais velhas e aquelas que já têm problemas de saúde devem estar especialmente atentas a garantir que o ar na residência esteja limpo, pois estão sob risco mais elevado.

Estas são algumas formas simples de manter o ar de sua casa mais limpo:

  • Verifique se o ar condicionado, ventiladores ou respiradouros estão limpos e sem poeira antes de ligá-los nesta primavera.
  • Limpe a bagunça em cima dos móveis (mesa da cozinha, cômoda, mesa de centro, etc.) e tire pó de todos eles pelo menos uma vez por semana.
  • Caso já esteja sofrendo com alergias, tire os calçados antes de entrar em casa. Esta pequena mudança ajudará a evitar que pólen e outros alergênicos afetem a qualidade do ar.

É uma ótima oportunidade aproveitar que está no espírito de limpeza e verificar se cada cômodo está com o chão limpo. Isso é especialmente importante para pessoas com mais idade, pois diminui a chance de quedas em casa. Ao mesmo tempo, abra o armário de remédios e organize-os de acordo com a data de validade. Abra cada frasco e jogue fora os comprimidos com mau cheiro ou aparência descolorida. Se precisar descartar medicamentos receitados, veja se há um Local designado para descarte de medicamentos perto de você.

Começar um projeto de limpeza de primavera pode parecer uma tarefa intimidadora a princípio, mas pode ficar mais fácil se for dividido em atividades menores a cada dia, espalhadas ao longo de várias semanas. Fale com familiares e amigos para ver se têm tempo para ajudar e ver álbuns de fotos e recordações antigas com você durante a limpeza. É sempre mais fácil fazer tarefas domésticas e atividades grandes com entes queridos. Uma última sugestão, durante a limpeza, lembre-se de organizar documentos importantes, certidão de casamento, certidão de nascimento, informações do convênio médico e informações financeiras. É útil que a sua família saiba onde esses documentos fundamentais estão, caso haja uma emergência.

Se estiver analisando opções de atendimento, conheça a equipe compassiva da Cambridge Health Alliance pelo telefone 617-665-1305 ou pelo site www.challiance.org/cha/find-a-doctor.


Links na barra lateral Agenda sua próxima consulta com a CHA pela internet Saiba mais sobre Cuidados Primários na CHA

Cambridge Health Alliance

Contributed By: Cambridge Health Alliance

Cambridge Health Alliance is an academic community health care system committed to serving all members of our communities. We have expertise in primary care, mental health and substance abuse, and caring for diverse and complex populations. CHA patients receive high quality care in convenient neighborhood locations, and have seamless access to advanced care through CHA’s affiliation with Beth Israel Deaconess Medical Center. With over 140,000 patients in Cambridge, Somerville Everett and Boston’s Metro North, CHA is working hard to offer the integrated services its communities need now, and in the future.