Benefícios da jardinagem para a saúde

07/04/2019
A jardinagem pode construir uma comunidade e conectar as pessoas.

Por Kerry Mello, Gerente de Projeto de Mindfulness no Ambiente de Trabalho

A jardinagem – cuidar de flores, frutas, hortaliças e até mesmo de ervas daninhas – traz benefícios duradouros para o corpo, a mente e a alma. Na verdade, o conselho da sua mãe de não brincar na terra não era tão sábio, no fim das contas.

A jardinagem beneficia todas as idades, e não é preciso cultivar uma terra vasta para colher os benefícios. Até mesmo jardins pequenos em vasos de varanda podem ter efeitos positivos e duradouros. Estão sendo feitas pesquisas para saber como e por que a jardinagem é boa para nós.

Uma descoberta surpreendente é que a terra é medicinal. Cientistas descobriram na terra uma bactéria que traz benefícios similares aos de medicamentos comuns para o tratamento da depressão. Testes mostraram que essa bactéria aumenta o nível do nosso hormônio da felicidade (serotonina) no cérebro.

Os seres humanos têm uma ligação especial com a natureza, e os estudos mostram que o mundo natural tem um efeito calmante sobre a mente e o corpo. Passar o tempo na natureza pode reduzir o nível de uma substância química associada ao estresse que afeta o humor, a memória e a capacidade do nosso corpo de combater micróbios.

A jardinagem também ajuda as pessoas a se preocuparem menos com o estresse do dia a dia e a se concentrarem mais no mundo ao redor. A jardinagem literalmente provoca um “enraizamento” em nós. As tarefas de cavar, plantar e cultivar plantas ajudam as pessoas a se reconectarem com o mundo e esquecerem a dor emocional. Participar de uma horta comunitária ou cuidar de um jardim com outras pessoas traz benefícios sociais e confere um senso de trabalho em equipe e orgulho. 

Cultivar e comer frutas e legumes frescos também traz muitos benefícios para a nossa dieta e saúde física. A intensa atividade de puxar ervas daninhas ou cortar galhos é um ótimo exercício e pode ajudar as pessoas a soltarem as frustrações de uma forma positiva.

Um benefício menos tangível, mas muito importante, é que a jardinagem dá esperança às pessoas. O próprio ato de plantar e cultivar uma semente e vê-la crescer é ao mesmo tempo gratificante e maravilhoso. 

Se você estiver explorando suas opções de cuidados de saúde, deixe-nos apresentá-lo à equipe da CHA, ligando para 617-665-1305 ou visitando o site www.challiance.org/cha/find-a-doctor.

Cambridge Health Alliance

Contributed By: Cambridge Health Alliance

Cambridge Health Alliance is an academic community health care system committed to serving all members of our communities. We have expertise in primary care, mental health and substance abuse, and caring for diverse and complex populations. CHA patients receive high quality care in convenient neighborhood locations, and have seamless access to advanced care through CHA’s affiliation with Beth Israel Deaconess Medical Center. With over 140,000 patients in Cambridge, Somerville Everett and Boston’s Metro North, CHA is working hard to offer the integrated services its communities need now, and in the future.