Janeiro é o Mês de Conscientização sobre a Saúde do Colo do Útero

01/24/2019
Aproveite esse momento e faça seu exame.

Por Jamila Xible, Diretora Interina, Programas de Educação e Acesso à Saúde

De acordo com a Sociedade Americana do Câncer, cerca de 90% de todos os casos de câncer de colo do útero são causados pelo Papilomavírus Humano (HPV), um vírus comum que é transmitido durante o sexo. Janeiro é o Mês de Conscientização sobre a Saúde do Colo do Útero e um momento perfeito para dar um passo anterior e aprender estratégias para proteger você e seus entes queridos do HPV e do câncer de colo do útero.

Receber a vacina contra o HPV é o primeiro passo. A vacina é recomendada para pré-adolescentes entre 11 e 12 anos de idade, mas pode ser administrada entre os 9 e os 26 anos. Para ser mais eficaz, a vacina deve ser administrada antes de haver exposição ao vírus.

Para mulheres com mais de 21 anos de idade, um exame de Papanicolau e teste de HPV ajudará a determinar o risco de câncer de colo do útero e detectar sinais precoces. Nos estágios iniciais, o câncer de colo do útero não apresenta sintomas e só pode ser detectado com um exame de Papanicolau ou HPV. O Papanicolau pode detectar alterações pré-cancerosas precoces em células no colo do útero. O teste do HPV pode detectar se você é portador do HPV. A maioria dos casos de câncer de colo do útero começa com o vírus HPV, gradualmente se desenvolve em células pré-cancerosas e depois em câncer. Esses testes são simples de realizar e não têm efeitos colaterais duradouros. Se detectado precocemente, o câncer de colo do útero é um dos mais fáceis de tratar. Por favor, converse com a sua equipe de cuidados de saúde sobre as recomendações individuais. A Sociedade Americana do Câncer tem uma série de orientações úteis para prevenção.


Ao longo das décadas, o número de mortes por câncer de colo do útero diminuiu significativamente, principalmente devido ao exame preventivo. No entanto, estima-se que mais de 4.000 mulheres morreram de câncer de colo do útero nos EUA em 2018. De acordo com o Departamento de Saúde Pública de Massachusetts, apenas 73% das mulheres com 18 anos ou mais fizeram um exame de Papanicolau nos últimos três anos. Destas, as mulheres asiáticas têm uma diferença de dez pontos percentuais menor em comparação com as mulheres brancas, com uma taxa de exame de 64%. E as mulheres muçulmanas nascidas no exterior enfrentam barreiras para tratamento e realização de exames. Esses dois grupos, bem como as mulheres afro-americanas, correm um risco desproporcional para esta doença em comparação com as mulheres brancas.

O Departamento de Melhoria da Saúde Comunitária da CHA, por meio do apoio financeiro do Departamento de Saúde Pública de Massachusetts, está trabalhando para aumentar os exames preventivos de câncer de mama e colo do útero e os acompanhamentos médicos. Além de seus esforços de divulgação clínica centralizada, a CHA está implementando agora um programa abrangente de alcance comunitário, educativo e conectado aos cuidados primários de saúde. O objetivo é reduzir as barreiras culturais e linguísticas para prevenção e tratamento.

Se você ou alguém que você ama tem 21 anos ou mais e não realizou um exame de Papanicolau ou teste de HPV nos últimos três anos, por favor, fale com seu médico. Novos pacientes da CHA podem ligar para 617-665-1305 para marcar uma consulta ou fazer um agendamento on-line.

Cambridge Health Alliance

Contributed By: Cambridge Health Alliance

Cambridge Health Alliance is an academic community health care system committed to serving all members of our communities. We have expertise in primary care, mental health and substance abuse, and caring for diverse and complex populations. CHA patients receive high quality care in convenient neighborhood locations, and have seamless access to advanced care through CHA’s affiliation with Beth Israel Deaconess Medical Center. With over 140,000 patients in Cambridge, Somerville Everett and Boston’s Metro North, CHA is working hard to offer the integrated services its communities need now, and in the future.