Junho é o Mês de Conscientização do Alzheimer e de Doenças do Cérebro

06/15/2019
A doença de Alzheimer é a forma mais prevalente de demência e começa com a perda da memória.

Artigo do geriatra Dr. Matthew T. Corey

Você sabia que quase 5 milhões de americanos têm a doença de Alzheimer? Até 2050, esse número deverá aumentar para 14 milhões. Qualquer que seja a nossa situação familiar ou pessoal, todos e cada um de nós provavelmente conhecemos alguém que tenha Alzheimer ou que cuide de alguém com a doença. Pense em um avô, ex-colega de trabalho ou amigo da família que more na sua rua. Como junho é o Mês de Conscientização do Alzheimer e de Doenças do Cérebro, agora é o momento perfeito para dedicar alguns minutos e aprender sobre essa doença, seus sinais de alerta precoces e os programas de apoio disponíveis na CHA.

A doença de Alzheimer é a forma mais prevalente de demência e normalmente acomete os adultos mais velhos. A maioria das famílias primeiro nota falhas na memória de curto prazo, que podem levar à dificuldade para acompanhar conversas complexas ou realizar as tarefas comuns do cotidiano. Na minha clínica, tenho visto pacientes de Alzheimer perderem a capacidade de reconhecer os entes queridos, ficarem isolados e com medo, e até mesmo perderem a capacidade de comer ou tomar banho com independência.

É importante reconhecer alguns dos sinais de alerta precoces da doença de Alzheimer em seus entes queridos. Abaixo estão alguns sintomas para prestar atenção:

  • Alterações no humor ou na personalidade drásticas ou incrementais, p. ex., mais irritável ou triste.
  • Perder os pertences ou perder-se num lugar que deveria ser familiar, de forma habitual.
  • Dificuldade para terminar tarefas domésticas simples, incluindo tomar banho, vestir-se e limpar a casa.
  • Deixar de pagar as contas mensais e administrar o dinheiro.

Infelizmente, não há cura para a doença de Alzheimer, mas tratamentos médicos podem ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas acometidas. A CHA oferece diversos programas e recursos para ajudar os idosos a envelhecerem com mais conforto, incluindo:

  • O Plano de Atendimento ao Idoso (ESP - Elder Service Plan) oferece um programa diurno completo e um plano de cuidados de saúde para os pacientes. O ESP pode ser uma linha de socorro para pacientes que normalmente precisariam mudar-se para uma casa de repouso.
  • O Programa de Atendimento em Domicílio é um programa clínico especial de cuidados primários da CHA que leva o atendimento médico até a casa do paciente se ele não puder comparecer rotineiramente às consultas ambulatoriais por motivo de doença e deficiência.
  • A CHA tem parcerias com várias casas de repouso através do seu Programa de Casas de Repouso, onde as pessoas podem receber cuidados primários de médicos e enfermeiros clínicos especialmente treinados da CHA.

Se você estiver explorando as opções de cuidados, deixe-nos apresentá-lo à equipe solidária da Cambridge Health Alliance, ligando para 617-665-1305 ou visitando o site www.challiance.org/cha/find-a-doctor. Além disso, caso ainda tenha dúvidas, leia os 10 Sinais e Sintomas Precoces da Doença de Alzheimer.

Cambridge Health Alliance

Contributed By: Cambridge Health Alliance

Cambridge Health Alliance is an academic community health care system committed to serving all members of our communities. We have expertise in primary care, mental health and substance abuse, and caring for diverse and complex populations. CHA patients receive high quality care in convenient neighborhood locations, and have seamless access to advanced care through CHA’s affiliation with Beth Israel Deaconess Medical Center. With over 140,000 patients in Cambridge, Somerville Everett and Boston’s Metro North, CHA is working hard to offer the integrated services its communities need now, and in the future.