Primeiros Socorros à Saúde Mental dos Jovens

12/19/2019
Gráfico cortesia da Mental Health First Aid USA.

Jaime Lederer, MSW, MPH, Melhoria da Saúde Comunitária

O lugar em que você se senta reflete a sua visão. Nosso contexto pessoal e ponto de vista definem como vemos o mundo, quais ações realizamos a cada dia e a maneira de enxergarmos os outros. Para os jovens em fase de crescimento em todo o país, é um ambiente em constante mudança, repleto de transformações mentais e físicas.

Os desafios de saúde mental afetam o crescimento e o desenvolvimento dos jovens. Muitos deles lutam contra algum tipo de ansiedade ou estresse diariamente. É parte natural da vida se sentir um pouco nervoso diante de situações sociais, trabalhos escolares ou jogos esportivos sob os olhares de amigos e familiares. No entanto, quando esses sentimentos de estresse, depressão, tristeza e ansiedade impedem ou dificultam o dia a dia, outra coisa pode estar acontecendo.

De acordo com a Aliança Nacional para Doenças Mentais (NAMI), cerca de 20% dos adultos enfrentam algum tipo de doença mental ao longo da vida. Além disso, um em cada seis jovens americanos – com idades entre 6 e 17 anos – enfrenta um desafio de saúde mental a cada ano, nacionalmente. Os desafios de saúde mental incluem TDA, TDAH, ansiedade, bipolaridade, depressão ou uso de substâncias, para citar alguns.

Através do financiamento da Agência de Serviços em Abuso de Substâncias e Saúde Mental (SAMHSA), o Departamento de Melhoria da Saúde Comunitária (CHI) da Cambridge Health Alliance está oferecendo o treinamento de Primeiros Socorros à Saúde Mental (MHFA) para a comunidade. O programa oferece dois módulos de treinamento: um focado em adultos e o outro desenvolvido para auxiliar os jovens. Desde que recebeu financiamento em outubro de 2018, mais de 400 defensores foram treinados. Dentre os participantes tivemos funcionários da agência comunitária, que têm contato direto com os jovens, pais/cuidadores, professores e funcionários das escolas, além do pessoal da assistência médica, para ajudar a dotá-los com as ferramentas para identificar e amparar os jovens que enfrentam crises de saúde mental.

Semelhante aos primeiros socorros e RCP, o MHFA é uma certificação nacional e um programa de intervenção precoce. Os integrantes aprendem um conjunto de ferramentas para auxiliar os jovens em situações de crise ou não. O treinamento possui oito horas de duração e consiste em tempo de palestra e exercícios em classe, onde os estudantes ilustram um jovem típico e conversam sobre seus desafios, ligam distúrbios às respectivas definições e aplicam o Plano de Ações de MHFA aos cenários. Também é oferecida aos participantes a linguagem para debater a saúde mental e reduzir o estigma, que faz muitos evitarem conversar sobre isso. Isso é fundamental por tantos motivos e importante para apoiar a diversidade das nossas comunidades.

O que você aprende no treinamento de MHFA?
Um ponto importante do curso é o Plano de Ações de MHFA, ou "AODEI". AODEI significa:

  • Avaliar o risco de machucar a si e aos outros.
  • Ouvir sem julgar.
  • Dar confiança e informações.
  • Encorajar a busca por ajuda profissional adequada.
  • Incentivar a autoajuda e outras estratégias de apoio.

A CHA oferece o treinamento de MHFA em parceria com agências comunitárias e colaborações regionais, incluindo os departamentos policiais e escolares locais, comunidades de fé e o Bunker Hill Community College. Através desse treinamento, os membros da comunidade são dotados de conhecimento e informações sobre como melhor apoiar os outros, para onde se dirigir para buscar ajuda e recursos fundamentais, incluindo equipes de resposta a crises, linhas diretas, suportes de tratamento e recuperação e mais.

Sabemos que alguns desafios de saúde mental se desenvolvem durante a adolescência, mas também sabemos que muitas pessoas não têm consciência de como ajudar, e a juventude geralmente não sabe a quem se dirigir. Através desse treinamento engajante, nossas comunidades terão mais adultos prestativos, dotados das ferramentas e recursos necessários para oferecer uma abordagem carinhosa e sem julgamento, de modo a auxiliar num momento importante e ajudar os jovens a percorrer os caminhos da vida.

Se estiver pesquisando opções de cuidados de saúde, deixe-nos apresentá-lo à equipe da CHA, ligando para 617-665-1305 ou visitando o site www.challiance.org/cha/find-a-doctor.

Cambridge Health Alliance

Contributed By: Cambridge Health Alliance

Cambridge Health Alliance is an academic community health care system committed to serving all members of our communities. We have expertise in primary care, mental health and substance abuse, and caring for diverse and complex populations. CHA patients receive high quality care in convenient neighborhood locations, and have seamless access to advanced care through CHA’s affiliation with Beth Israel Deaconess Medical Center. With over 140,000 patients in Cambridge, Somerville Everett and Boston’s Metro North, CHA is working hard to offer the integrated services its communities need now, and in the future.