Saiba os fatos sobre a diabetes

11/03/2018
Se você consome uma dieta saudável, pratica alguma atividade física prazerosa e toma os medicamentos conforme foram prescritos, pode prevenir ou adiar as complicações relacionadas à diabetes.

Por Shalini Chalana, MS, MEd, RDN, CDE

Se você tem diabetes, isso significa que o seu nível de açúcar no sangue (glicose) é muito alto. Geralmente, um hormônio conhecido como insulina ajuda a transformar alimentos em energia, mas, quando a pessoa tem diabetes, o corpo não produz insulina em quantidade suficiente. Quando a diabetes não é tratada, pode causar problemas de saúde sérios para os rins, nervos e coração.

Não existe uma cura específica para a diabetes, mas um estilo de vida saudável pode ajudar a diminuir o risco de complicações. Pequenas mudanças no estilo de vida, como uma alimentação saudável, exercícios, tomar medicamentos e consultar-se com seu médico, podem ajudar a controlar ou prevenir a diabetes. Mais de 30 milhões de pessoas nos Estados Unidos têm diabetes, mas uma em cada quatro pessoas ainda não sabe que tem a doença.


Novembro é o Mês de Conscientização da Diabetes e a oportunidade perfeita para saber os fatos sobre a doença e desmascarar alguns mitos comuns.

  • Mito nº 1: Comer muito açúcar pode causar diabetes.
  • Fato: O consumo de bebidas açucaradas como refrigerantes, ponche de frutas e Gatorade está ligado à diabetes Tipo 2, mas o Tipo 2 é causado por fatores genéticos e de estilo de vida, como a falta de exercícios, excesso de peso ou obesidade e consumo de alimentos processados.
  • Mito nº 2: Pessoas que têm diabetes precisam comer de forma diferente daquelas que não têm diabetes.
  • Falso: Não há nenhuma dieta especial para pessoas que têm diabetes. Todos devem consumir um plano de refeição saudável, que contenha cereais integrais, frutas, legumes, carnes magras e gorduras saudáveis.
  • Mito nº 3: Se você tem diabetes, não pode comer chocolate, batatas, arroz ou massa.
  • Falso: Todos os alimentos são permitidos, mas a chave é o tamanho da porção. Peça para o seu médico de cuidados primários encaminhá-lo a um nutricionista registrado na CHA que poderá ajudá-lo a aprender sobre o tamanho das porções e a controlar melhor sua diabetes. Há fortes evidências de que a terapia médica nutricional fornecida por um nutricionista seja uma terapia eficaz no controle da diabetes.
  • Mito nº 4: A diabetes não é uma doença tão grave.
  • Fato: Se você controla sua diabetes, consome uma dieta saudável, pratica alguma atividade física prazerosa e toma os medicamentos conforme foram prescritos, pode prevenir ou adiar as complicações relacionadas à diabetes.

Se você está explorando as opções de assistência médica, conheça a equipe solidária da Cambridge Health Alliance, ligando para 617-665-1305 ou visitando www.challiance.org/cha/find-a-doctor.

Cambridge Health Alliance

Contributed By: Cambridge Health Alliance

Cambridge Health Alliance is an academic community health care system committed to serving all members of our communities. We have expertise in primary care, mental health and substance abuse, and caring for diverse and complex populations. CHA patients receive high quality care in convenient neighborhood locations, and have seamless access to advanced care through CHA’s affiliation with Beth Israel Deaconess Medical Center. With over 140,000 patients in Cambridge, Somerville Everett and Boston’s Metro North, CHA is working hard to offer the integrated services its communities need now, and in the future.