Vamos passar tempo juntos!

04/17/2019
A socialização de adultos mais velhos melhora a saúde

Por Maddie Freeman, MSW, LCSW, Assistente Social Clinica, Planejamento de Serviços para Idosos CHA

As pesquisas são claras — a socialização de adultos mais velhos melhora a saúde e também permite que você viva mais. "Se você continua conectado, as chances são maiores," escreveu Valerie Crooks, DSW, autora de um estudo ligando a socialização à diminuição de riscos de saúde em adultos mais velhos. O Instituto Nacional do Envelhecimento sugere que existe uma "forte correlação entre a interação social e a saúde e bem-estar em adultos mais velhos. O isolamento social pode ter efeitos adversos significativos." Socialização pode significar qualquer coisa, desde dizer oi a um estranho na calçada, até passar tempo com amigos e familiares, ou participar de um grupo de caminhadas.

A socialização pode melhorar drasticamente a saúde mental, saúde física, memória, e expectativa de vida. Infelizmente, a depressão é comum entre adultos mais velhos, devido à solidão e isolamento. Interações com os outros podem reduzir os sintomas de depressão e melhorar o humor. Passar tempo com amigos, pessoas que ama, ou até conhecidos torna as pessoas mais felizes. As conexões sociais também podem levar à diminuição do stress, o que pode ter efeitos positivos na saúde.

Os exercícios têm muitos benefícios conhecidos para a saúde e adultos mais velhos têm maior probabilidade de serem ativos quando estão conectados socialmente. O aumento de atividade pode diminuir a pressão sanguínea, reduzir o risco de problemas cardiovasculares, osteoporose e artrite, e também melhorar o sistema imune. Estudos mostram que redes de apoio social podem diminuir a chance de demência ou problemas cognitivos. O envolvimento mantém a mente ativa e estimulada.

Por último, a socialização pode levar a uma vida mais longa. A psicóloga do desenvolvimento Susan Pinker, em seu TED talk, discute a integração social ou as integrações que as pessoas têm em suas vidas diárias. Estas conexões não são somente com as pessoas que amam, mas também com o carteiro, garçom, estranhos e amigos do clube de livros. "Estas interações conseguem predizer de maneira intensa a sua longevidade," destacou Pinker.

Isso tudo parece ótimo, mas e agora? Veja algumas ideias para levar uma vida mais conectada:

  • Entre ou comece um grupo de interesses especiais. Isso pode incluir um grupo de livros, clube de crochê, ou de discussão de eventos atuais.
  • Visite o centro local para idosos. Caso esteja cadastrado no Plano de Serviços para Idosos da CHA (Elder Service Plan), pergunte para a sua equipe de cuidados sobre o Centro Diário de Saúde para Adultos (Adult Day Center)!
  • Participe em exercícios e atividades de bem-estar em grupo como a Zumba, Yoga na Cadeira, Qi Gong, e meditação.
  • Voluntarie-se. Confira as Melhores Oportunidades de Voluntariado no Yelp em Cambridge.
  • Participe de um grupo de psicoterapia ou de apoio.
  • Visite amigos e familiares ou convide-os para visitá-lo.
  • Diga olá e compartilhe um sorriso com estranhos na sua vida diária. Cumprimente motoristas, carteiros, funcionários dos serviços de saúde, vizinhos e conhecidos.

Evidências sugerem fortemente que levar uma vida mais conctada leva a melhoras significativas no bem-estar, incluindo uma vida mais longa. Permita que estes resultados de pesquisa te inspirem: existe alguma pessoa com a qual você não tenha entrado em contato há algum tempo? Sempre quis uma desculpa para experimentar a Zumba? Dê a si mesmo(a) o presente de um humor melhor, uma memória melhor e uma vida mais saudável. Mantenha-se conectado(a).

Conhece alguém de 55 anos ou mais que precise de apoio adicional para se manter saudável em sua casa e comunidade? O Plano de Serviço para Idosos (ESP) da Cambridge Health Alliance fornece os cuidados de saúde e apoio social que adultos mais velhos necessitam. Visite www.challiance.org/esp ou ligue para 617-575-5850 e peça informações adicionais a um membro da Equipe de Cadastro.

Cambridge Health Alliance

Contributed By: Cambridge Health Alliance

Cambridge Health Alliance is an academic community health care system committed to serving all members of our communities. We have expertise in primary care, mental health and substance abuse, and caring for diverse and complex populations. CHA patients receive high quality care in convenient neighborhood locations, and have seamless access to advanced care through CHA’s affiliation with Beth Israel Deaconess Medical Center. With over 140,000 patients in Cambridge, Somerville Everett and Boston’s Metro North, CHA is working hard to offer the integrated services its communities need now, and in the future.